quinta-feira, 4 de julho de 2013

Neofilia



William Nascimento
 
            A atitude de alguns indivíduos, como gostar de coisas novas e se adaptar às situações, coisas e acontecimentos novos com facilidade, aponta para a existência de um atributo muito peculiar, chamado neofília. Este atributo cognitivo é também responsável pelo querer saber, se inteirar, descobrir a realidade. Contudo, é um atributo participativo, onde a pessoa não se contenta com o aprendizado pela mera curiosidade, necessitando estar ativo no processo da aprendizagem. Isto se dá através da pesquisa participativa, do debate, da discussão e experiência pessoal.
            O neofílico, utiliza o censo crítico, a curiosidade e a autoexperimentação para atingir seus objetivos e libertar-se da ignorância. Para chegar a este resultado, deverá manter ao longo do caminho uma mentalidade aberta para interação com novas ideias, crenças, culturas, linguagens, ciências, filosofias e religiões.  O neofílico reconhece o valor da liberdade de expressão, do ir e vir, do pensar, questionar e manifestar, é prioritariamente um defensor da liberdade alheia.
            A Conscienciologia, nova ciência que propõe o estudo do ego, self, eu – de forma completa, é mais bem aproveitada pelo indivíduo neofílico, pois este consegue lidar de forma natural com o novo paradigma proposto para estudo da evolução humana.  A Conscienciologia parte do princípio de que a manifestação da consciência vai além do cérebro físico, sendo sua manifestação independente do corpo humano. Este fato pode ser verificado, dentre outras maneiras, por meio da experiência fora do corpo (OBE, desdobramento ou Projeção Consciente). Desde a fundação do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), em 16 de janeiro de 1988, foram publicados tratados, livros, artigos e promovidas palestras gratuitas, cursos, Jornadas e Congressos para divulgação e expansão da Conscienciologia. Ocorrerá em Foz do Iguaçu, de 15 a 17 de Novembro de 2013, o II Congresso Internacional de Autopesquisologia, ponto alto da  comemoração dos 20 anos do IIPC.
            Dentre os conjuntos de variáveis que englobam os estudos da consciência, a Conscienciologia já possui mais de 300 especialidades. A neofília, por exemplo, é apenas um dos temas estudados pela Recexologia. Esta especialidade estuda o conjunto de ações técnicas, tomadas pela pessoa, para renovar sua vida e obter o maior nível de realização pessoal. O neofílico, devido ao forte censo explorador e pesquisador, busca não se acomodar ficar ocioso ou estagnado perante seu desenvolvimento pessoal, pois  procura técnicas para melhorar a si mesmo, no sentido de desenvolver o atributo chave para a evolução: o censo de ajuda ao próximo. Desta forma terá melhores condições de ajudar cada vez mais pessoas retribuindo o que aprende e aplica em sua própria vida. A informação mais impactante e descortinadora de um novo paradigma existencial é a necessidade evolutiva de superar a ignorância quanto ao fenômeno da consciência (id, ego, self, alma) e libertar-se do próprio corpo físico ao conhecer outras dimensões através da experiência fora do corpo.
           
              William Nascimento é Técnico em enfermagem, estudante de Psicologia, pesquisador, voluntário e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia - uma instituição de educação e pesquisa científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia, telefone para contato: (041) 3233-5736. Maiores informações no site: www.iipc.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário