quinta-feira, 28 de março de 2013

Ecologia e evolução consciencial




 Clara Emilie Boeckmann Vieira

            Ecologia e evolução consciencial (no sentido do desenvolvimento pessoal) são temas intrinsecamente interligados e relacionados à interassistência policármica. Mas afinal, o que querem dizer tantos termos diferentes? Ecologia, provavelmente todos sabem, significa “estudo da casa”, nossa casa, o planeta. Hoje foca a sustentabilidade, a preservação do planeta, suas espécies, seus variados ecossistemas. Evolução consciencial é um conceito conscienciológico, que considera a consciência (self, ego, alma) de forma integral, mutidimensional, com seus vários veículos de manifestação – corpo físico, energético, emocional e mental. Considera também que a consciência evolui através de várias vidas. Interassistência policármica é a assistência mútua que desenvolvemos junto a todos os seres do planeta e requer responsabilidade planetária, cosmoética  (ética mais abrangente, cósmica).
            Esta interligação, e outras reflexões aqui apresentadas, constituem conclusões parciais de minhas experiências pessoais e profissionais. Minha formação passou por diferentes áreas, da graduação em Engenharia de Pesca e Mestrado em Oceanografia à segunda graduação em Psicologia. Conheci a Conscienciologia, sua proposta científica para o estudo da evolução consciencial, e os conceitos do Universalismo, da Cosmoética, da Maxifraternidade, da Multidimensionalidade e da Paraecologia (ecologia extrafísica). A partir deste momento, a percepção da responsabilidade planetária foi ampliada e novas ações e direcionamentos profissionais e pessoais foram tomados.
            Percebi na dedicação à sustentabilidade ambiental uma sincronicidade entre ecologia e evolução consciencial: O desenvolvimento da consciência ecológica,  como importante fator de evolução pessoal, possibilita a ampliação de valores como responsabilidade, solidariedade, fraternismo, cosmoética. Em outra perspectiva, à medida que a consciência evolui, desenvolve aprendizagens e torna-se mais assistencial, é natural que adote atitudes de responsabilidade ecológica. Interessante observar alguns paralelos: ecologia-paraecologia; ecologia humana-ecologia consciencial; lixo pensênico*-lixo planetário; consumismo-consumo consciente; reurbanizações intrafísicas-reurbanizações extrafísicas. O verbete Vida Ecológica da Enciclopédia da Conscienciologia traz uma boa definição de exemplo de vida ecológica vivenciada: o da consciência competente quanto à Ecologia e também vivenciando os princípios conscienciológicos (Vieira, 2010).
            Não são necessários grandes esforços para a vivência ecológica. Pequenas ações fazem grande diferença, principalmente, se adotadas por todos. Separar o lixo para reciclar; falar com as pessoas conhecidas sobre o assunto; evitar o consumo supérfluo; economizar energia elétrica, água, combustível; comer menos carne vermelha e mais frutas, cereais e legumes. Estas são pequenas ações que também geram economia financeira. E são ações que, se todos os bilhões de pessoas praticarem, farão uma diferença significativa para a sustentabilidade ecológica (e econômica) do planeta. Como consequência, é de se esperar uma sociedade mais lúcida, responsável, universalista, evoluída. Na Internet pode-se encontrar diversas listas de ações ecológicas simples, a exemplo das 52 Práticas para você economizar energia, dinheiro e proteger o planeta (http://claressencia.blogspot.com.br/2011/05/56-dicas-praticas-para-voce-economizar.html). Destaco a necessidade de reeducação para a prática do trinômio reduzir-reutilizar-reciclar. Reduzir o consumo, reutilizar ao máximo, doar o que ainda puder ser utilizado por outra pessoa. Por fim, se não houver mais possibilidade de uso, encaminhar para a reciclagem da matéria prima.
            A vida ecológica pessoal atinge a todas as consciências, sem exceção, pois embasa a sobrevivência da humanidade e as vidas humanas próximas de todas as consciências (Vieira, 2010). É uma boa dica a seguinte meta evolutiva para todos adotarem: desenvolver a consciência ecológica como ferramenta de desenvolvimento de valores, da ética e da cidadania, em prol da evolução consciencial pessoal e da preservação do planeta.
_______
*Pensene: conceito que integra pensamento, sentimento e energia, que não se separam -  quando pensamos, sentimos e geramos energias.
Referência: Vieira, Waldo. 2010. Enciclopédia da Conscienciologia. Verbete: Vida Ecológica.

Clara Emilie Boeckmann Vieira, é Voluntária do INTERCAMPI em Recife
conscienciologia@intercampi.org

Fonte: Site da Intercampi postada em 03/setembro de 2012.
http://intercampi.org/2012/09/03/ecologia-e-evolucao-consciencial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário