terça-feira, 10 de setembro de 2013

Abandono animal

William Nascimento
            Um homem é verdadeiramente ético apenas quando obedece sua compulsão para ajudar toda a vida que ele é capaz de assistir, e evita ferir toda a coisa que vive (Albert Schweitzer,1875–1965).  A piedade com os animais está intimamente ligada ao caráter, podendo-se afirmar que quem é cruel com eles não pode ser bom (Schopenhauer, 1788–1860). Com estas palavras sobre ética e caráter estes grandes pensadores estavam preocupados com o bem estar animal. Isto demonstra que não é de hoje que os animais vem sendo abandonados, maltratados, negligenciados e esquecidos.
             O abandono animal é a ação cujo efeito degradante de deixa-lo à própria sorte, produz a superpopulação descontrolada de "animais de rua". Para se ter uma ideia apenas uma cadela, pode gerar em 6 anos, até 64.000 novos animais, uma gata, pode gerar em 7 anos até 420.000 gatos. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam haver em grandes centros urbanos 1 cão para cada 5 habitantes, cerca de 10% deles em estado de abandono (Ano-base: 2011).
            Quais os motivos e causas para tamanho descaso e negligência para com os animais? As alegações e justificativas são inúmeras, por exemplo, o temperamento, barulho, cansaço do dono, desobediência, doença, hiperatividade, mordedura, tamanho, velhice, prenhez, sujeira, bagunça, despesa, troca de endereço, etc. Sejam quais forem os problemas relacionados com o abandono, nada pode justificá-lo, uma vez que se identifique problemas, temos o dever de buscar soluções que resultem na segurança, conforto e bem estar do animal. Dentre as possíveis soluções a serem adotadas pela população, políticas públicas, ONGs e especialistas, podemos citar o estimulo a adoção, o controle através da castração, a eutanásia na existência de doenças infecto contagiosas terminais, o controle do comércio animal, o Registro Animal (RGA) por meio de colares com identificação, vacinação, elaborar e efetivar legislações específicas, conscientizar a população, etc.
            Temos que parar com esta mania egoísta, antropocêntrica e mitológica de achar que os animais são nossa posse, e que quando não nos servirem mais podemos descartá-los de qualquer maneira. Segundo a Conscienciologia todas as consciências sejam subumanas ou princípios conscienciais (os vegetais por exemplo), estão em processo de evolução, e dependem uns dos outros para isto. Portanto precisamos nos assistir mutuamente de forma interdependente. De modo que, ninguém pertence a ninguém, convivemos e aprendemos uns com os outros por breves períodos de tempo. Nós seres humanos, subumanos e princípios conscienciais descartamos o corpo físico, e passamos um período de tempo numa dimensão extrafísica, não material, até a próxima oportunidade de voltar a convivermos uns com os outros em vidas que se sucedem. Esta serialidade de existências segue até que todas as consciências cheguem a maturidade integral (holomaturidade), na qual ela não necessita mais passar por estes estágios de vida intrafísica.
            Para saber mais sobre como funciona a evoluciologia e a realidade extrafísica. O Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia - IIPC oferece palestras públicas gratuitas, cursos, livros e artigos, para o leitor interessado em aprofundar nesta e em outras temáticas.

              William Nascimento é téc. em enfermagem, estudante de Psicologia, pesquisador voluntario e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia, telefone para contato: 041-3233-5736 maiores informações no site: www.iipc.org

Referência bibliográfica
1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; CD-ROM; 5.272 Páginas; 1.365 verbetes; 234 especialidades; 5◦ Ed.; Associação Internacional Editares; Associação Internacionalde Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); & Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu. PR; 2009; Verbete consultado: abandono animal. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário