quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Carência insatisfeita

William Nascimento

            A humanidade naturalmente alimenta carências, podemos ver este fato ao longo da história, os eventos, inventos, conquistas e descobertas, sugerem que sempre existiu e ainda existe algo a ser realizado pelos indivíduos. Tais feitos, por exemplo, o surgimento da escrita há cinquenta séculos atrás, o pensamento filosófico, os métodos científicos, o desenvolvimento da tecnologia buscavam e continuam buscando suprir de alguma forma as necessidades humanas.
            O que forma a humanidade são os indivíduos humanos, e os exemplos citados, não foram realizadas por todos, mas sim contribuições individuais. Cada um em sua área de atuação, teve aspirações e inspirações de personalidades que as antecederam, tiveram influências do que estava em voga no contexto da época. Tudo isto contribuiu no sentido de apontar para as demandas e necessidades a serem supridas, realizadas, completadas ou conquistadas. De modo que até hoje, através da mídia, das personalidades que conhecemos, das coisas que lemos, essas interações nos faz alimentar sonhos dourados de consumo, gerando carências insatisfeitas.  
            Este estado ou condição intima do indivíduo se caracteriza pela irrealização de algum objetivo considerado relevante para si mesma. Todos nós seres humanos, alimentamos alguma carência, o que precisa ser pesquisado por cada indivíduo ou consciência é, se esta carência esta sendo patológica ou levando a alguma patologia. Por exemplo, a carência de discernimento, auto-estima e auto-confiança, pode levar a problemas quando se quer ser aceito por um grupo composto por "más companhias" caracterizado pelos seus maus hábitos e vícios. A carência afetiva, quando ignorada leva em muitos casos a fantasias sexuais, a alimentação compulsiva, ou a ingestão de bebidas alcoólicas, drogas etc. Em casos extremos essas carências se transformam em vícios, que consequentemente levam a violência, roubos, suicídios e até mesmo homicídios, de modo que, este assunto merece atenção.      
            Há diversas áreas da vida humana a serem analisadas, a exemplo da saúde, das finanças, afetividade, família, lazer, educação, transporte, trabalho, vestuário, alimentação, parapsiquismo etc. Cada uma dessas áreas possuem categorias a serem trabalhadas, cabe a cada indivíduo, analisar em qual das áreas possui insatisfações, descontentamentos e necessidades. A partir daí pode-se elaborar rotinas úteis, agendar horários para suprir as carências insatisfeitas e revisar os feitos no final de cada dia. Também é importante focar em algo a ser deixado como legado útil e assistencial para a humanidade, por exemplo trabalhar em um tema de pesquisa, escrever um livro esclarecedor, criar invenções úteis, fazer descoberta cientificas ou ainda fundar instituições de assistência.
            Este foco assistencial segundo a Conscienciologia é a solução para as carências insatisfeitas patológicas. Ao suprir as próprias necessidades e ir além, assistindo aos demais indivíduos, o sentimento de realização pessoal aumenta. Um individuo realizado, não surta com ninguém, não agride ninguém e não reclama para si de maneira egoísta, só este fato já assiste apenas pelo exemplo pessoal. Esta condição saudável acaba por atrair pessoas carentes insatisfeitas patológicas que, afundadas em suas insatisfações podem procurar ajuda de quem já está numa condição mais equilibrada. Quem busca ajuda deve ser atendida com acolhimento, porque elas podem não ter capacidade de olhar para seus problemas de maneira isenta em busca de uma solução, e quem já superou tais dificuldades, já terá recursos e experiência para uma assistência mais assertiva. Quanto mais se assiste aos outros, menores ficam os níveis de carência patológica, e aumentam os níveis de carência saudável, carência saudável são necessidades que não prejudicam a nós ou aos outros, muito pelo contrário, ela é evolutiva, equilibrada, e só traz coisas positivas.  
            A carência insatisfeita, é um tema de pesquisa da autoproexologia, ou seja, está relacionada aos próprios objetivos de vida da consciência, planejado antes do próprio nascimento nesta dimensão material, física. Para ter maiores informações a respeito destes assuntos, o leitor pode buscar a Associação Internacional da Programação Existencial - APEX, localizada na rua da Cosmoética, 1511 (antes, rua dos Ipês) - Bairro da Cognópolis - Foz do Iguaçu - Paraná - Brasil, Telefone para contato (45) 3525-1704.

Referência bibliográfica
1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; CD-ROM; 5.272 Páginas; 1.365 verbetes; 234 especialidades; 5◦ Ed.; Associação Internacional Editares; Associação Internacionalde Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); & Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu. PR; 2009; Verbete consultado: carência insatisfeita.

              William Nascimento é téc. em enfermagem, estudante de Psicologia e pesquisador da Conscienciologia.

Um comentário: