quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Adaptabilidade



William Nascimento
 
            A propriedade, capacidade, qualidade ou condição de alguém mostrar-se adaptável ou harmonizável, permitindo a autodisponibilidade, o engajamento, a integração e o ativismo produtivo às situações, coisas e acontecimentos novos é chamado pela Conscienciologia de adaptabilidade.  O equilíbrio, a disposição, a harmonia para com a vida demonstra que o indivíduo está bem ajustado ou adaptado.
            Na biologia evolução é a capacidade de se adaptar as mudanças ambientais. Essa foi apenas uma das teorias defendidas e publicadas em 1858 por Charles R. Darwin no livro A origem das espécies. Extrapolando os conceitos estudados por Darwin, na Conscienciologia leva-se em conta a evolução do ser humano integral e integrada, o individuo tem a tarefa de se adaptar a tudo e a todos. Vida após vida, corpo após corpo, revezando-se em intervalos de tempo na dimensão física e extrafísica, gênero masculino ou feminino, readaptando-se a genética, família, cultura, sociedade, idioma, profissão, relacionamentos, economia, projetos, etc.
            No dia a dia podemos perceber a quantidade de indivíduos inadaptados como nos seguintes casos: a vida inteira afastada da capital,  alheia ao mundo; a frequência de divórcios; o tempo de desemprego; o isolamento social crônico; a negação constante ao uso das novas tecnologias; as crises da meia idade; o desprezo ao cumprimento das leis; a vida inteira sabendo apenas um idioma; o implante de silicone nos seios e nádegas; o uso de anabolizantes do halterofilista e as estatísticas alarmantes de suicídio, entre outras diversas situações.
            Mas também se percebe muitos casos de adaptabilidade como é o caso dos casamentos no qual se comemora as bodas de ouro; o deficiente físico tetraplégico trabalhando com eficiência produtiva; a ascensão na carreira profissional; o trabalho exemplar de quem realiza trabalhos voluntários assistenciais, etc.
            Outra situação é quando não conseguimos nos adaptar ao contexto no sentido de que as coisas estão erradas, problemáticas ou difíceis, e fazemos um movimento de mudar as coisas para corrigir, atualizar e até mesmo otimizar. Por esta razão inventamos coisas para que o ambiente fique mais adequado aos indivíduos. É desta forma que hoje   temos eletricidade, tecnologias, locomoção através de aviões, carros, locomotivas, navios, e contamos com grandes avanços na área da saúde, engenharia, química enfim todas as áreas evoluíram devido aos esforços individuais. Há ainda os casos de inadaptação intraconsciencial levando a auto-superação de maus hábitos, vícios, doenças, problemas emocionais, dificuldades intelectuais etc. Tudo isto demonstra a condição saudável de sair da zona de conforto, do ócio da acomodação e da estagnação. Adaptabilidade também é arregaçar as mangas, se auto planejar, organizar, educar, ensinar, cuidar, liderar e se especializar.
            Uma variável que a Conscienciologia trabalha é a da adaptabilidade extrafísica, a maioria da população não está adaptada com a vivência lúcida nas dimensões extrafísicas. Visando trabalhar nisto, existe atualmente 19 instituições conscienciocêntricas internacionais, todas elas contribuem com informações e formações de conscienciólogos fornecendo conhecimento, habilidades e competências parapsíquicas.  O objetivo de estar adaptado a multidimensionalidade é que ampliamos nossa visão das coisas, proporciona maior lucidez, discernimento, universalismo, fraternidade e ética universal (cosmoética). 
            Pergunto a você leitor, como está seu nível de adaptabilidade? Já se adaptou as ideias apresentadas pela Conscienciologia? De forma teórica ou pela experiência pessoal?

Referência
1. Vieira, Waldo; Enciclopédia da Conscienciologia; CD-ROM; 5.272 Páginas; 1.365 verbetes; 234 especialidades; 5◦ Ed.; Associação Internacional Editares; Associação Internacionalde Comunicação Conscienciológica (COMUNICONS); & Associação Internacional de Altos Estudos da Conscienciologia (CEAEC); Foz do Iguaçu. PR; 2009; Verbete consultado: adaptabilidade. 
2. Darwin, C; A Origem das espécies. Coleção a obra prima de cada autor.  4° Ed. São Paulo: Martin Claret, 2013. 553p.

            William Nascimento é técnico em Enfermagem, estudante de Psicologia e pesquisador da Conscienciologia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário