quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Técnica da respiração rítmica


O que é a técnica da respiração rítmica?
É um exercício respiratório baseado em um ritmo peculiar de respiração, ou com a expiração mais lenta do que a normal.

Que outro nome pode ter a técnica?
Metrificação respiratória; pneumoprojeção; retenção da respiração; retenção do alento; respiração ritmada; respiramento voluntário.

Para que serve esta técnica?
O propósito desta técnica é promover a projeção da sua consciência para fora do corpo  físico de modo lúcido, voluntário e técnico.

Qual a importância da respiração para promover a projeção consciente?
O controle da respiração vem sendo ensinado a instrumentistas, cantores e atletas, e tem sido um processo usado há muito tempo para levar a conscin a estados de transe e permitir a saída do psicossoma do corpo humano carregando consigo a consciência.
O controle da respiração explica fenômenos como, por exemplo, a levitação induzida, baseada na antigravidade, ou contragravidade, dos monjes e lamas andarilhos de maratona no Tibete, que percorrem distâncias enormes a velocidades surpreendentes.

Como funciona o processo da técnica?
O ato aparentemente tão simples de você reter a respiração pode produzir leve descoincidência dos seus veículos de manifestação da consciência. Deste modo a respiração apropriada constitui um processo eficaz para você se projetar através da ação do dióxido de carbono.

Que outro recurso pode ajudar no desenvolvimento desta técnica?
O melhor processo para você adquirir com facilidade e rapidez a conscientização plena a respeito da sua respiração, bem como quanto ao seu corpo humano – o que ajuda sobremaneira na prática da projeção consciente – é você (se for nadador(a)) fazer uma travessia por mergulho, bem fundo, nas águas límpidas de uma piscina cheia de água em ambiente tranqüilo.

Quais são os passos desta técnica?
Eis a técnica fisiológica correta da respiração humana objetivando a induzi-lo a se projetar conscientemente do seu corpo humano, através de 8 etapas:
1.      Isolamento. Quando você estiver de estomâgo vazio, isole-se em um quarto fechado onde não seja perturbado enquanto estiver praticando os exercícios. Fique desnudo ou use apenas roupas leves e folgadas. Será sempre bom limpar as narinas com água morna para que a respiração flua desimpedida.
2.      Tronco. Sente-se com o tronco ereto em uma cadeira confortável ou poltrona. Conserve os braços estendidos ao longo do corpo e os músculos relaxados, sem mover os ombros. Esta é uma posição ideal para ser aplicada em algumas técnicas projetivas.
3.      Narinas. Respire lenta e regularmente pelas narinas. Não respire pela boca nem com o tórax. Deixe o seu abdome se distender. A sala ou quarto deve ter boa ventilação.
4.      Diafragma. Ao usar o diafragma para respirar, você distende pouco a pouco a parte inferior do tórax, e empurra as costelas inferiores para fora.
5.      Pulmões. Continue a encher os pulmões com ar e comece a encher as extremidades superiores dos pulmões, os ápices pulmonares, empurrando ainda mais para fora as costelas inferiores. Isso renovará o ar residual dos seus pulmões.
6.      Expiração. Prenda a respiração por alguns segundos e, depois, expire pelas narinas, lentamente, forçando a saída de todo o ar, esvaziando completamente os pulmões, e contraindo ao máximo o abdome, como se desejasse fazê-lo tocar a coluna vertebral.
7.      Repetição. Repita tudo o que foi feito, até aqui, 6 vezes, ou seja, 6 inspirações e 6 expirações consecutivas. Então, descanse, prendendo a respiração por alguns segundos, ou pelo tempo que você pode se privar de respirar sem provocar o mínimo de violência contra si mesmo.
8.      Sono. Continue os exercícios até que você durma, ou seja: respire tão devagar até que a sua respiração torne-se quase imperceptível.

A eficácia desta técnica depende de alguma coisa?
Segundo a holochacralogia (energossomatologia), não se pode esquecer que a eficácia da técnica da respiração rítmica depende muito da qualidade das energias do cardiochacra da conscin praticante.

Fonte:Projeciologia pag. 435-437.

Um comentário:

  1. Muito bom essa técnica gostei muito e ótima principalmente para pessoas que toca instrumento de sopro, sofre com problemas respiratório, e gostas de praticar esportes , grato isso me ajudou muito.

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