quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Glândula Pineal


O que é a pineal?
Pineal (Latim:pinus, pinha cônica): glândula de secreção endócrina situada de modo extremamente bem protegida junto ao centro do cérebro humano (outra glândula de secreção endócrina) – do qual, no entanto, não faz parte – encerrada entre os 2 hemisférios cerebrais, no alto da coluna vertebral.

É conhecida por quais outros nomes?
Antena sensitiva; conarium, corpo pineal; epífise; glândula pineal; lugar do eu; olho ciclópico; olho de Shiva; olho mental; olho pineal; sede da alma racional (René Descartes); terceira visão; terceiro olho.

Desde quando se conhece a pineal?
Ao que tudo indica, a pineal humana foi melhor descrita pela primeira vez, no ano 300 A.C, pelo médico grego Herófilus e o anatomista, também grego, Erasistratus, ambos de Alexandria, que atribuíram ao órgão a função de válvula da memória.

Por que tem este nome?
A pineal recebeu este nome por ter o formato de um cone de pinheiro. É também chamada de terceiro olho porque, na sua formação, ela começa como um olho.

Quais as características anatômicas da pineal?
A glândula pineal é um órgão diminuto, do tamanho de uma ervilha, de coloração róseo-acinzentada, pesa não mais do que 100 mg e apresenta cerca de 8 mm  de comprimento e 5 mm de largura no homem.

Onde se localiza a pineal?
A pineal origina-se do epitálamo, que é estrutura do diencéfalo, na espessura da tela coroide, sobre os tubérculos quadrigêmeos anteriores e atrás do terceiro ventrículo. A pineal é inervada exclusivamente pelo sistema nervoso autônomo.

Que substância produz a glândula pineal?
A glândula pineal segrega um hormônio próprio, a melatonina (5-methoxi-N-acetil triptamina), que inibe a química da maturação sexual e parece reagir à escuridão.
Admite-se que a glândula pineal seja a única fonte de melatonina no corpo humano. Além disso, há uma série de substâncias químicas cerebrais dento da glândula.

Qual a função da pineal?
Até algumas décadas atrás, o órgão pineal era visto tão-somente como relíquia evolutiva ou remanescente anacrônico do desenvolvimento evolucionário, espécie de apêndice engastado no centro das nossas cabeças, não possuindo nem desempenhando qualquer função biológica.
Os cientistas provaram o erro dessa crença descobrindo que a glândula pineal pára de segregar o seu hormônio, a melatonina, quando o índividuo é exposto a uma luz brilhante, de 2500 lux, aproximadamente a intensidade da luz solar indireta em um dia claro de primavera. O lux é a quantidade de luz recebida a 1 metro de distância de uma vela-padrão.
A melatonina, normalmente, é segregada apenas durante a escuridão noturna. Com as novas evidências científicas, admitem os pesquisadores que a pineal humana ainda funciona como “olho” sensível a luz. Suspeita-se que a pineal emita e capte ondas biomagnéticas.

Quais os efeitos da melatonina no soma?
Eis 14 efeitos da melatonina sobre importantes fatores sexuais:
01.  Adia o início da puberdade.
02.  Diminui o peso das gônadas.
03.  Diminui a progesterona ovariana.
04.  Diminui o hormônio estimulante dos folículos do soro.
05.  Diminui o hormônio luteinizante do soro.
06.  Diminui a síntese da testosterona.
07.  Diminui o hormônio luteinizante da pituitária.
08.  Diminui os fatores liberadores da gonadotropina hipotalâmica.
09.  Aumenta a prolactina do soro.
10.  Aumenta o metabolismo da testosterona no fígado.
11.  Aumenta a síntese da progesterona.
12.  Aumenta a serotonina da pituitária.
13.  Inibe as contrações uterinas.
14.  Suprime a ovulação espontânea ou induzida.

A melatonina não só atua sobre o nosso sono, produzindo o aumento dos ciclos MOR, como enriquece os nossos sonhos com vivacidade maior, atos que também liberam da pineal a substância chamada vasotocina, o mais potente fator indutivo do sono.

Pesquisadores da Medicina afirmam que a glândula pineal influi na regulação do relógio biológico ou biorritmo fisiológico do individuo, ritmos sazonais ou mudanças circadianas, relativas ao ritmo cosmoclimático e ao ciclo dia/noite, sendo, de alguma forma, responsável pelo ato de reacertar nossos relógios internos (Cronobiologia) quando atravessamos fusos horários.

Quais as parapsicopatologias da pineal?
Suspeita-se que há distúrbios parapsicopatológicos decorrentes de anormalidades ou alterações da pineal, relacionados com o estado da cegueira humana.

Quais as curiosidades foram observadas nas pesquisas da pineal?
Nas pesquisas da glândula pineal merecem ser lembradas ainda 5 observações relevantes ou, pelo menos, curiosas:
1.      Sensitivos. Estudos comparativos meticulosos de necropsias evidenciaram volume maior da epífise nos cadáveres de sensitivos ou conscins parapsíquicas.
2.      Hindus. Outros estudos comparativos de necropsias demonstraram o dobro do tamanho da epífise nos cérebros dos hindus em confronto com a média dos cérebros dos europeus.
3.      Ácido. O ácido isolisérgico (LSD), estruturalmente similar à substância serotonina, um neurotransmissor que se relaciona diretamente com a glândula pineal, é usado como estímulo, potencializador psicosfisiológico ou catalisador alucinógeno, abrindo, em certos casos, as portas das percepções conscienciais extrafísicas (parapercepções).
4.      Chacras. Discute-se muito a respeito, mas ainda se acha sem comprovação, a relação da glândula pineal com os 2 chacras essenciais da área encefálica: o coronário e o frontal.
5.      Aparelho. A pineal apresenta grande semelhança quanto à forma e estrutura com certa peça do aparelho receptor de telegrafia sem fio, que ainda contém pequenas partículas que se parecem com o tecido arenoso da glândula.

Fonte: Projeciologia pag. 251-254.

4 comentários:

  1. Olá William, gostei do artigo. Obrigada pela iniciativa de esclarecer as pessoas. gosto de gente que aprende coisas boas e compartilha. É bom aprendermos sobre tudo. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Alguns medicos da decada de 1920/30diziam que o soluço era provocado pela valvula pineal.Os alopatas so conhecem o termo glandula.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom artigo sobre a glândula pineal. Obrigado pelas informações. Estou precisando tomar suplemento de melatonina 3 mg, está um pouco difícil encontrar, mas creio que conseguirei. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o artigo. Sou Espírita e estou tentando "descristalizar" minha pineal.

    ResponderExcluir