quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vontade: Megapoder da consciência



Leuzene Salgues
            Vontade, segundo o dicionário Houaiss, é a faculdade de querer, de escolher, de decidir entre alternativas possíveis. É uma força interior que impulsiona o indivíduo a realizar algo, a atingir os seus fins ou desejos. Pode ser compreendida como ânimo, determinação, firmeza, disposição, empenho, interesse, entre outros.
            A força interior pode ser direcionada para um foco patológico, desfavorável à evolução, por exemplo, vontade de fumar, vontade de agredir alguém, vontade de comer além do necessário, vontade de roubar, entre outros. Em contrapartida, pode ser sadia e direcionada às decisões mais maduras, ao modo de vontade de aprender, vontade de evoluir, vontade de ajudar a outras consciências.
            A vontade pode ficar apenas no campo abstrato do desejo ou pode ser manifesta em ações concretas. Para tanto, a consciência necessita da iniciativa pessoal, da condição de propor, empreender e/ou realizar qualquer coisa útil ou renovadora, utilizando o próprio livre arbítrio, a autodeterminação.
            É possível verificar o nível da própria vontade pela observação pessoal em situações cotidianas, por exemplo, cumprir dieta alimentar; fazer ginástica sem precisar da presença de companhias; utilizar as lentes de contato sem se irritar até adaptar-se; ou ter paciência de montar um puzzle de mil peças.
            Para a Conscienciologia, a vontade é um atributo mentalsomático da consciência, considerado como o único megapoder de fato, por ser a força que permite à consciência viver com autodomínio, mantendo o autocontrole sobre os próprios sentidos e sendo autossuficiente naquilo que realiza.
            Nas atuações inteligentes da consciência, a vontade determinada torna-se inevitável e insubstituível desde que ela recicle continuamente a sua automotivação para o desenvolvimento produtivo da própria existência, ou seja, a sua autoevolução lúcida.
            Uma consciência pode ter muitos talentos e não se sentir motivada e com vontade de evoluir, no entanto, qualquer movimento consciencial necessita de energia. A vida no planeta Terra é uma existência essencialmente energética e a vontade é a usina das energias. Sem vontade não se chega a lugar nenhum.
            Não há evolução consciencial sem vontade e sem autoassistência. A consciência que deseja de fato amadurecer e ter mais discernimento precisa aprender a corrigir os surtos de imaturidade pela mudança íntima, reciclagem intraconsciencial, ou seja, renovação de pensamentos e sentimentos que contribuirão para a aquisição de um maior nível de lucidez e mudanças de atitude diante de si e dos outros.
            Dentre as oportunidades de reciclagem intraconsciencial está a experiência fora do corpo, projeção consciente, que descortina para a consciência projetada a sua realidade consciencial. A vontade inquebrantável é a ferramenta valiosa que conduz à autoconscientização multidimensional, ou possibilita a vivência das experiências extrafísicas.
            O sucesso evolutivo, a mudança para melhor, implica em persistência pessoal gerada e mantida pela força da vontade inquebrantável que auxilia a consciência a enfrentar, na vida prática, todo tipo de obstáculos e, principalmente, superar posturas arraigadas, tradicionais, herdadas de valores sociais que impedem a consciência de ter ações libertárias rumo ao alcance de um discernimento mais amplo.
            A disponibilidade pessoal para a evolução evidencia maior e mais madura inteligência porque viemos a este Planeta para aprendermos a servir uns aos outros e vivenciar a interassistência. Como servir aos outros sem estar disponível, arranjar tempo e oportunidade?
            A extensão e profundidade da disponibilidade pessoal dependem do discernimento, boa intenção e principalmente da vontade de servir às boas causas. Por isso, é necessário desenvolver uma vontade madura, menos egoica, uma vez que ela é o instrumento que possibilita à consciência conquistar novos patamares de autoconhecimento e maturidade, essenciais à interassistencialidade fraterna e cosmoética.
Leuzene Salgues é pedagoga, voluntária e pesquisadora do INTERCAMPI.

Fonte: Site da Intercampi postada em 24/junho de 2010.
http://intercampi.org/2010/06/24/artigo-vontade-megapoder-da-consciencia/

Nenhum comentário:

Postar um comentário