domingo, 23 de dezembro de 2012

A tarefa do esclarecimento


Leuzene Salgues
            Muitas pessoas sentem vontade ou necessidade de exercer algum tipo de atividade assistencial. As oportunidades de realizar assistência são inúmeras e cada pessoa interessada pode encontrar situações e contextos diversos para implementar os seus propósitos assistenciais.
            As situações de cooperação, tais como apanhar um objeto que caiu, acionar o botão do elevador ou segurar a porta para alguém, ilustram momentos de ajuda nos quais não há envolvimento ou repercussão entre os envolvidos, constituindo, muitas vezes, em exercício de boa educação.
            Quando as ações de ajuda são referentes a situações de carência e até de risco de vida, exercita-se a caridade. Nesses contextos há repercussões, principalmente de ordem emocional e sensibilização entre o assistente e o assistido. O assistido sente-se gratificado pelo suprimento de suas necessidades e o assistente pela satisfação íntima e reconhecimento de sua solidariedade. Essas tarefas mais voltadas ao assistencialismo são denominadas de tarefa da consolação.
            Pela Enciclopédia da Conscienciologia, o perfil assistencial é o conjunto de traços conscienciais ou habilidades capazes de tornar alguém apto para a execução das tarefas assistenciais, multidimensionais às consciências. Implica em intenção e disponibilidade pessoal que fazem a consciência assistencial ter um padrão de pensamentos, sentimentos e energias que a tornam benquista por todos.
            As consciências de perfil assistencial são aquelas que já despertaram para a vontade de assistir. No desenvolvimento da assistencialidade, elas podem atuar além da condição de ajuda, da caridade ou consolação, assumindo tarefas com menor ênfase emocional em favor de padrões mais racionais e de discernimento denominadas de tares ou tarefa do esclarecimento.
            A tarefa do esclarecimento é interassistencial e pautada no paradigma consciencial, pelo qual a consciência estuda a si mesma, de modo integral e multidimensional. Essa tarefa não consola, mas auxilia as consciências a refletirem e ampliarem o discernimento acerca delas próprias e a compreenderem a condição multifacetada da realidade consciencial, ou seja, as diversas possibilidades de manifestação da consciência.
            A tares é uma tarefa que se realiza no atacadismo consciencial, na divulgação das verdades relativas de ponta, em atividades assistenciais que permitem que muitas consciências acessem as informações. A tares avançada é fruto do exemplarismo, da autopesquisa teática (teórica e prática), do registro pessoal e da divulgação das verdades relativas de ponta produzidas pelos esforços da consciência em ampliar o autoconhecimento, rumo à dinamização da própria evolução.
            Uma das maneiras de exercitar a tarefa do esclarecimento avançada é o atacadismo promovido pela tares grafopensênica que consiste na grafia dos pensamentos, sentimentos e energias, verdades relativas de ponta (verpons) que são escritas e publicadas em artigos e livros e que auxiliam outras consciências a adquirirem informações sobre a evolução da consciência, a confrontarem as experiências vivenciadas com os conhecimentos existentes e a ampliarem o autodiscernimento.
            Você, leitor, já realiza algum tipo de tarefa assistencial? Atua no varejo ou atacadismo consciencial? No esclarecimento ou na consolação? Refletir sobre essas questões pode contribuir para compreender o seu perfil assistencial.

Fonte: Site da Intercampi postada em 26/agosto de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário