terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Experiência de quase morte


William Nascimento
        Acidentes de carro, cirurgias de risco, afogamentos, ferimentos a bala ou reações alérgicas, são situações que levam milhares de pessoas a morte. Em hospitais é muito comum relatos de pessoas que foram dadas como mortas clinicamente, mas voltaram para contar suas vivências neste período.
            Estes relatos já foram apresentados em diversos programas de televisão e documentários¹, inclusive pessoas cegas de nascença dizem ter visto o mundo pela primeira vez quando se encontravam fora do seu corpo físico². Num destes documentários o Dr. Raymond Moody médico, psicólogo e parapsicólogo, conhecido por suas pesquisas sobre a EQM (experiência de quase morte) e autor de vários livros sobre o assunto, diz que quem passa pela EQM pode vivenciar 9 experiências tais como:
1. ouvir um zumbido nos ouvidos.
2. um sentimento de paz e ausência de dor.
3. ter uma experiência fora do corpo.
4. sentir-se viajar dentro de um túnel.
5. sentir-se subir pelos céus.
6. ver pessoas principalmente parentes já falecidos.   
7. encontrar seres espirituais, por vezes identificados como sendo Deus.
8. ver uma revisão da própria vida.
9. sentir uma enorme relutância em voltar à vida.
            Mas qual seria o sentido destas experiências? As pessoas que vivenciaram o fenômeno da EQM, dizem ter voltado a vida por terem a sensação de algo a realizar. Grande parte dessas pessoas fizeram grandes renovações em suas vidas, mudaram hábitos, comportamentos e vícios.
            Será que é realmente preciso passar por um trauma deste para compreender o que realmente é importante em nossas vidas? Segundo os professores do IIPC Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia não é preciso sair do corpo de forma forçada para compreender a existência de outras dimensões e o sentido da vida.             Podemos sair do corpo de maneira lúcida quando quisermos, atualmente o IIPC  conta com tratados, livros e artigos para os interessados em aprender as técnicas para promover as experiências fora do corpo.
            Um dos cursos básicos para aprender sobre este  assunto é o CIP (curso integrado de Projeciologia e Conscienciologia), este curso conta com 20 aulas de 2:30 de duração, sendo 2 horas de teoria e 30 minutos de prática energética e ainda 2 aulas laboratoriais para aplicar técnicas projetivas. As manobras energéticas facilitam a descoincidência dos corpos sutis que usamos para nos manifestar em outras dimensões.
            Independente da crença, cultura, classe social e etnia a projeção consciente pode ser vivenciada e experimentada por qualquer pessoa. Basta manter uma postura aberta, neofílica sem dogmas, apriorismos ou fechadismos. Não há riscos da pessoa não voltar para o corpo, inclusive o medo pode ser um fator que dificulta a projeção consciente. Mas após algumas experiências fora do corpo com lucidez, o projetor consciente pode perder o medo da morte e ter a mesma motivação para renovar a sua vida que uma pessoa que passou por uma EQM.    

*William Nascimento é técnico em enfermagem, pesquisador voluntario e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia, telefone para contato: 041-3233-5736 maiores informações no site: www.iipc.org

REFERÊNCIAS INFOGRÁFICAS
1. ¹ Paulo Vieira, EQM  - O que dizem médicos e pacientes sobre a experiência: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=N8c-uw3S8Bo
Conheça pessoas que foram tidas como mortas e conheceram o outro lado da vida:http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=I5c5NakNZIE
EQM de volta para a vida (Discovery Channel): http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=LdZgW8939So
Visitando a morte. Reportagem especial, jornal da Band (2000):
EQM Experiência de quase morte - Globo Reporter (1998):
Lars Grael fala da EQM - Experiência de quase morte (2011):
EQM - Experiência de quase morte - Jornal da Band (2011):
Globo Reporter - 16/09/11 - EQM: Experiência de Quase Morte (Completo):

2. ² EQM em cegos - Caso Vicky (Projeciologia):

Nenhum comentário:

Postar um comentário