terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Traço-força


William Nascimento            
      Caro leitor, você já identificou seus talentos, potencialidades, predicados ou qualidades de personalidade? Se você já tem ideia de quais são seus traços-força, então você esta apto a assumir mais responsabilidades. Quando vemos uma pessoa de talento é natural que esperemos mais dela, e é por isso que muitas pessoas não assumem que tem tais virtudes, por fuga, e fica todo um potencial subutilizado.
            Estes traços positivos, são uma conquista pessoal, adquirido com esforço, trabalho, persistência e paciência. Deixar de usar os talentos é como a famosa frase de Monteiro Lobato  ̶  ficar pedindo esmola sentado num pote de ouro. Seja na empresa em que trabalha, na família ou em algum trabalho voluntário, usar o que chamamos de traços-força, é uma forma de auxiliar, ajudar, e assistir o outro, mesmo que seja apenas pelo exemplarismo.
            A maioria dos seres humanos tem modelos, alguém a quem admirar, talvez os traços desta pessoa admirável, seja exatamente aquele que queremos desenvolver. Podemos citar algumas personalidades importantes, que fizeram muito pela humanidade, dentre estes talentos a cientificidade de Charles Darwin, a pacificação de Gandhi, a observação de Alexander Fleming e a determinação de Aung San Suu Kyi.
            O exemplarismo destas personalidades famosas, mostra o quanto os traços-força são impulsionadores da evolução pessoal e coletiva. Vale destacar aqui que qualquer pessoa tem um ponto forte, positivo e que marca, o que diferencia é a qualidade do traço característico.
            A vida humana é uma grande oportunidade de desenvolvermos cada vez mais nossas virtudes, devido ao grande número de contatos e interrelações no dia-dia. Realmente vale a pena assumir nossos traços-força, arregaçar as mangas, e encarar as responsabilidades que surgirem, quem ganha com isso somos nós mesmos. O resultado será o desenvolvimento de um número cada vez maior de talentos, uma auto-estima sadia, e a motivação para o que der e vier, pois estaremos seguros e confiantes de nossas potencialidades.
            A grande dificuldade para muitos de nós, é o processo do autoconhecimento, identificar nossas qualidades e aquilo que precisamos melhorar, as ciências Projeciologia e Conscienciologia, surgiram com este propósito, estudar o ego, a personalidade, a consciência em si, de maneira integral.
        No IIPC Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, se faz um estudo aprofundado da consciência humana, há muitos recursos e ferramentas para quem tem interesse na autopesquisa, através de livros, artigos, palestras gratuitas, cursos e seminários de pesquisas.

*William Nascimento é téc. em enfermagem, pesquisador, voluntario e docente do IIPC - Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia, uma instituição de Educação e Pesquisa Científica, pacifista, laica, universalista, sem fins de lucro, não doutrinária, independente, que se destaca pela excelência em cursos e publicações técnico-científicas sobre as ciências Projeciologia e Conscienciologia, telefone para contato: 041-3233-5736 maiores informações no site: www.iipc.org.

Nenhum comentário:

Postar um comentário