sábado, 5 de janeiro de 2013

Bioenergias e inter-relações conscienciais


Rute Pinheiro
            As inter-relações conscienciais referem-se à relação que ocorre entre as pessoas nos mais diversos ambientes onde elas atuam, seja no convívio familiar, social ou profissional, não apenas nesta dimensão física, mas também em outras dimensões mais sutis em que a consciência se manifesta.
            Se fizermos uma análise da quantidade de contatos que tínhamos em épocas passadas e as possibilidades de relacionamentos que temos hoje, veremos que em apenas uma semana podemos encontrar e trocar experiências com mais gente do que poderíamos em toda uma vida no século XII, por exemplo.
            A intensidade e diversificação dos contatos interpessoais que temos na atualidade geram um turbilhão de ações e reações que refletem nossos traços, valores, princípios, emoções e forma de encarar o mundo que nos cerca. Em função disso, hoje, já existem pesquisas e terapias para tratar problemas de relacionamentos até virtuais, o que expressa a necessidade de termos a compreensão do funcionamento da consciência, ou seja, de nós mesmos, e as formas que temos de nos relacionarmos com o mundo.
            A globalização aproximou culturas, com costumes muitas vezes conflitantes e nós precisamos estar preparados para interagirmos, seja no nosso dia-a-dia ou em viagens que realizamos, de forma harmônica, mantendo nossos posicionamentos, mas ao mesmo tempo respeitando o das outras pessoas. Interagir com diferenças pode ocasionar conflitos pessoais e sociais ao modo dos existentes, atualmente, no planeta e que podemos observar ao nosso redor, seja presencialmente, seja através dos meios de comunicação, nos quais há um nível assustador de violência e guerras.
            E o que fazer para mudar esta realidade? Será que se eu me conhecer melhor e souber como funciono isso afetará os meus relacionamentos com os outros e repercutirá nos meus grupos de convivência ou quem sabe no mundo?
            Uma coisa é fato: não podemos obrigar o outro a mudar. Mas, se este ‘outro’ formos nós, a situação não seria tão ruim assim, afinal, a decisão de mudança estaria em nossas mãos.
            Confúcio já dizia, a cerca de 2.500 anos atrás, “paz no espírito interior, no país e no mundo”, ou seja, se estivermos em paz conosco, é mais fácil estarmos em paz com o outro, e assim por diante.
            Para nos conhecermos melhor podemos aplicar diversas técnicas de autopesquisa, seja através de registros pessoais, listagem de traços maduros e imaturos, realização de cursos, de terapias e muitas outras.
            A Conscienciologia apresenta propostas de autopesquisa que extrapolam a realidade puramente física, utilizando, além das técnicas citadas anteriormente, os registros de experiências extrafísicas e parapercepções pelo uso de laboratórios conscienciais, a Consciencioterapia, técnicas bioenergéticas, entre outras.
            O domínio energético influencia diretamente as inter-relações pessoais, uma vez que, cientes ou não desta realidade, estamos trocando energias a todo instante, e o padrão de energia dos outros interfere nas minhas ações e reações e vice-versa. A pressão externa sempre vai existir, assim precisamos manter a sustentabilidade do nosso campo energético, para nos mantermos equilibrados e podermos interagir de forma mais assistencial e menos conflituosa com as demais consciências.
            É possível romper os ciclos viciosos de desentendimento, a exemplo do homem que chutou o cachorro porque o chefe brigou com ele. A busca de compreensão e posturas mais fraternas podem ser o primeiro passo para melhorarmos o nível das inter-relações entre as pessoas.
            A lucidez multidimensional, o domínio energético e a higidez dos nossos pensamentos e sentimentos são significativos para a qualificação dos nossos inter-relacionamentos e conseqüentemente favorece ao desenvolvimento de técnicas assistenciais evoluídas que contribuirão para a construção de um planeta melhor.
            Será que já pensamos qual a nossa parcela de responsabilidade pela realidade do planeta em que vivemos? Estamos contribuindo de alguma forma para melhorar os inter-relacionamentos da humanidade?
            “Se resolvermos nossos problemas, poderemos resolver os problemas do mundo, uma vez que somos nós que fazemos o mundo” (pensamento Chinês).

Rute Pinheiro é bióloga, voluntária e docente da Conscienciologia.

Fonte: Site da Intercampi postado em 15/outubro de 2009.

Um comentário:

  1. Parabéns William, vc é mt bom e preparado. Tenho sido grata pelos seus artigos.

    Thalya

    ResponderExcluir