segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Estados alterados da consciência


William Nascimento
             Você já teve aqueles dias no mundo da lua, desatento sem perceber onde anda? Ou já se sentiu em determinado momento em um estado de serenidade acima do seu normal? Tais estados estão presentes em   alterações na atenção a maior ou a menor, no espaço-tempo, na concentração, na memória, no julgamento crítico, entre outros extremos emocionais, e são definidos pela Medicina como Estados Alterados da Consciência (EAC). Esse termo foi proposto pelo psicólogo estadunidense Charles Teodore Tart (1937- ).
                 Os critérios usados pela Medicina para caracterizar o estado normal de consciência são fundamentados na média dos indivíduos considerados saudáveis no planeta. As causas de estados alterados de consciência são diversas e podem ser físicas: acidentes, choques, traumatismos; fisiológicas: calor, doença, febre, delírio, fome, frio, sede, privação sensorial e excessos de estímulos; psicológicas: auto e hetero-hipnose, choques emocionais, euforia, medo, paixão, surpresa, sustos, neurose, psicose, esquizofrenia e autismo; químicas: álcool, drogas, medicamentos, neurotransmissores, tóxicos e ainda parapsíquicas promovidas pelos amparadores (consciências benfeitoras técnicas na assistência) ou pelos assediadores (consciências mal intencionadas), pelos campos bioenergéticos sadios ou patológicos, pelos holopensenes (conjunto de pensamentos mais sentimentos e energias de um determinado local ou pessoa) e por meditação e transes mediúnicos.
            Essas diferentes causas permitem dizer que os estados alterados da consciência em determinadas situações são negativos e em outras positivos, e podem tanto nos prejudicar como nos beneficiar. Por exemplo: a sonolência ao dirigir um automóvel é desaconselhável, mas, por outro lado é extremamente útil antes de dormir. Tratando-se de fenômenos parapsíquicos, a exemplo de experiências fora do corpo lúcidas definidas pela ciência Conscienciologia, como projeções conscientes, promovem a expansão da lucidez e o aumento da cosmovisão (visão abrangente sobre o Universo).
            As projeções conscientes ditas acima segundo o paradigma consciencial são consideradas um estado fisiológico da consciência, ou seja, eu e você nos projetamos toda a noite, a diferença está no nível de lucidez desse estado alterado da consciência. Sem dúvida, os restringimentos dos sentidos físicos dificultam a vivência lúcida desse fenômeno e criam a ilusão de que o ser humano vive apenas na dimensão física, material.
O fato de todos nós vivenciarmos diferentes estados alterados de consciência em vários momentos do dia ressalta a importância de interpretar e analisar com atenção os tipos de estados alterados da consciência, para estes não serem confundidos, por exemplo, sonho com projeção consciente, clarividência com alucinação e outros.
             As mudanças neurofisiológicas, conhecidas como ondas cerebrais auxiliam a identificação dos estados alterados da consciência, isso se dá através do eletroencefalógrafo, aparelho medidor das ondas cerebrais. A projeção consciente, lúcida, por exemplo, geralmente ocorre nas ondas theta; o sono profundo no estado de ondas delta, já a condição de relaxamento é caracterizada pelas ondas alfa.
            Para quem tiver interesse em aprofundar os estudos da consciência (ser, ego, personalidade) e interpretar os diferentes estados alterados da consciência, o Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) oferece ao leitor a oportunidade de fazer o Curso Integrado de Projeciologia e Conscieciologia (CIP). Esse curso apresenta aulas teóricas e práticas, focadas no desenvolvimento da projetabilidade lúcida  e de outros fenômenos parapsíquicos (estados alterados da consciência), que extrapolam os cinco sentidos físicos.
William Nascimento é técnico em enfermagem, pesquisador, voluntário e docente do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) em Curitiba, Paraná, instituição de educação e pesquisa científica, laica, sem fins de lucro, cujo objetivo é estudar a consciência (ser, ego ou personalidade humana) e a ampla extensão de suas habilidades.

Conheça e participe da programação gratuita do IIPC com Palestras Públicas e Seminários de Pesquisas sobre diversas temáticas, na cidade mais próxima de você acessando o site www.iipc.org ou informe-se pelo fone (41) 3233-5736.

Nenhum comentário:

Postar um comentário