quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Manipulação anticosmoética e autodiscernimento


Leuzene Salgues
            A manipulação anticosmoética é a ação ou efeito de manipular ou influenciar consciências de modo inadequado, distorcendo a realidade para atender os interesses pessoais.
            A consciência manipuladora utiliza de artimanhas e técnicas para controlar os outros e atingir os seus objetivos egoicos, restringindo o autodiscernimento daqueles que deseja manipular.
            A consciência manipulável é aquela que tem tendência a viver como satélite de outras consciências e é susceptível às influências alheias, pela falta de autonomia e lucidez.
            A manipulação nasce e nutre-se das interações desses dois tipos conscienciais e pode ter predomínio de aspectos mentaissomáticos, psicossomáticos ou bioenergéticos.
Dentre as estratégias de manipulação estão: a sedução, o envolvimento, a persuasão, o aliciamento, a tentação, a chantagem emocional, a imposição do sentimento de culpa, o senso de obrigação, os medos irracionais, a doutrinação, o vampirismo energético, o eufemismo, a tirania, o fascínio carismático, entre outras.
            O manipulador utilizará as estratégias de acordo com os talentos que possui e com as características daqueles que deseja manipular, criando situações nas quais escolhe as melhores abordagens, gestos, palavras, ideias, etc. para atender aos objetivos pessoais.
            O que leva uma consciência a manipular outras ou a deixar-se manipular por alguém? O que catalisa, de fato, uma manipulação, tanto para quem manipula quanto para o manipulado é a imaturidade consciencial expressa em traços imaturos ao modo de: arrogância, carência ou a necessidade do trinômio poder-posição-prestígio.
            Arrogar é atribuir a si mesmo uma suposta superioridade (moral, social, intelectual, étnica, financeira, parapsíquica, etc.) que nutre uma atitude de desprezo em relação aos outros. Quem se acha superior a alguém comete o equívoco de querer que o outro atenda a seus objetivos egoicos.
            A carência é a falta ou necessidade de algo. Pode ser: carência afetiva que é a necessidade incessante de receber afeto, a estima e consideração dos outros; carência energética ou a insuficiência quanto às energias; carência sexual, falta ou privação de energias afetivo-sexuais; carência intelectual ou deficiência na aplicação dos atributos mentaissomáticos; carência de coragem ou ausência de autoconfiança e destemor; entre outras.
            O trinômio poder-posição-prestígio é a conjunção de força pessoal, respeito e notoriedade que pode ser utilizada de modo cosmoético, favorável à evolução das consciências. Quando anticosmoética, diz respeito a ganância e interesses exclusivamente pessoais, pela promoção de fascínio sobre os outros, gerando atos corruptos na busca das ambições pessoais.
            Como superar a condição imatura e anticosmoética da manipulação consciencial? Uma das profilaxias é o desenvolvimento do autodiscernimento, discernir sobre si, sobre sua realidade intraconsciencial, assumindo, com lucidez, as rédeas da própria conduta e evolução, minimizando a manifestação de manipulação (papel de manipulador ou manipulado) pela reeducação dos traços imaturos de sua personalidade.
            O processo de reeducação consciencial se dá pela reciclagem intraconsciencial, ou seja, alteração para melhor do íntimo da consciência, seus valores e atributos conscienciais de modo a ampliar o nível de lucidez, levando-a um novo patamar evolutivo.
            A reciclagem intraconsciencial nasce da vontade de superar as próprias imaturidades. A autopesquisa pode levar a consciência interessada a uma análise sincera de si, auxiliando-a na obtenção de autoconhecimento, identificação das reais necessidades evolutivas e, portanto, um maior autodiscernimento.

Leuzene Salgues, é pedagoga, pesquisadora e voluntária do INTERCAMPI.

Fonte: Site da Intercampi postada em 26/novembro de 2009.
http://intercampi.org/2009/11/26/artigo-manipulacao-anticosmoetica-e-autodiscernimento/

Nenhum comentário:

Postar um comentário