quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Pesquisa-te a ti mesmo



Pedro Borges

        Nosce te ipsum. Segundo a tradição grega, esta frase em latim estaria presente nos pórticos do Oráculo de Delfos, na Grécia Antiga, e significa “conhece a ti mesmo”. Ela simboliza a necessidade de aprofundar-se no autoconhecimento para assim adquirir o controle sobre a própria existência. É um dos princípios do filósofo Sócrates e de seu método, a maiêutica, o qual, através de perguntas conduzidas sobre determinado tema, leva o indivíduo a refletir sobre os próprios pontos de vista.        
            O autoconhecimento não deve ser estudado apenas de forma filosófica, mas de modo prático para que o indivíduo adquira maior autonomia e qualidade de vida. As grandes empresas atualmente valorizam e procuram contratar colaboradores com competências intrapessoais (autoconhecimento) e interpessoais (relacionamento com os outros) para cargos de liderança. Mas como seguir o conselho grego e adquirir autoconhecimento? O que fazer quando o objeto a ser analisado somos nós mesmos?           
            Para conhecer algo com precisão e eficiência é necessário pesquisar com dedicação e profundidade o assunto em questão, utilizando-se de metodologia científica apropriada ao objeto de estudo. Dessa forma, a ciência Conscienciologia objetiva o estudo da consciência, também conhecida como ego, self ou princípio de individualidade. A consciência é cada um de nós, nossa “essência”, que se manifesta de maneira multidimensional por quatro veículos: o soma (corpo físico), o energossoma (corpo energético), o psicossoma (corpo astral ou das emoções) e o mentalsoma (corpo mental ou do discernimento).    
         Cada consciência possui traços-força (trafores) e traços-fardo (trafares), características desenvolvidas por milênios ao longo de várias vidas. Os trafores são as potencialidades e atributos que facilitaram o processo evolutivo, tais como organização, intelectualidade e comunicabilidade. Os trafares são os pontos a melhorar que dificultam os acertos pessoais como por exemplo a falta de planejamento de vida, a desconcentração e os bloqueios parapsíquicos, estes últimos gerados pelo medo e desconhecimento das realidades multidimensionais.      
         Um exercício de autoconhecimento é listar em uma folha em branco seus trafores e trafares, procurando referências de ações cotidianas que demonstrem a utilização destes. Também é útil pedir às pessoas com as quais convive, seja no trabalho, na escola ou em casa, que listem os traços que percebem em você. Geralmente as pessoas com quem temos desavenças são mais sinceras quanto aos nossos trafares e aqueles com quem temos mais afinidade conseguem descrever melhor nossos trafores.       
            É possível também levantar mais informações acerca de si mesmo através do contato com outras consciências que já descartaram o corpo físico e continuam se manifestando nas dimensões extrafísicas. Estas consciências, quando objetivam a interassistencialidade, são conhecidas como amparadoras e podem fornecer ideias e insights para ajudar na reflexão dos traços pessoais.   
           Outra forma de se realizar a autopesquisa é através da ausculta energética, utilizando-se a ativação dos chacras principais. Cada chacra, ou vórtice energético, possui relação com uma característica pessoal. Podemos perceber através de exercícios energossomáticos se existem bloqueios ou não nestes pontos de energia, relacionando-os com a manifestação pessoal.  
            E você, leitor ou leitora: já possui indícios de quais são seus principais traços conscienciais e como os tem utilizado? Consegue perceber os benefícios de se realizar a autopesquisa?

        Pedro Borges é representante comercial e estudante de Psicologia, graduado em Música com habilitação em violão, pesquisador, docente e voluntário do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC) em Curitiba. Participe das palestras públicas gratuitas as quintas, das 19h30 as 21h30, e aos sábados, das 14h30 às 16h30, informando-se pelo telefone 3233.5736 ou pelo nosso site: www.iipc.org. O curso AMI – Autopesquisa Multidimensional Interassistencial ocorrerá em Curitiba nos dias 30/11, 01 e 02/12, no Hotel Tulip Inn Santa Felicidade.

Fonte: Jornal Indústria e Comércio publicado sexta feira 09/11/12

Um comentário:

  1. Olá,

    Sabe me dizer qual é esse edifício da foto? E qual é a imagem que está em cima dos dizeres "Nosce Te Ipsum" ?

    Agradeço e muito bom o post!

    ResponderExcluir