quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Inteligência evolutiva

  Pedro Borges

          Inteligência é o termo utilizado para a faculdade cognitiva de apreensão do conhecimento. Quando dizemos que alguém é inteligente, assumimos que este demonstra maior predisposição a compreender determinado assunto com eficiência. Tal capacidade envolve diretamente as habilidades de resolver problemas em um contexto específico, adaptar-se a novas situações, comunicar-se através da linguagem, abstrair idéias e formular conceitos através do raciocínio crítico.       
            Ao relacionar tais características, percebe-se que a inteligência não é uma só. Dentre as múltiplas dotações intelectuais, é possível distinguir pelo menos 10 módulos distintos de inteligência: comunicativa, contextual, corporal, espacial, experimental, interna, lingüística, lógica, musical e pessoal. Um renomado físico, por exemplo, pode ter elevado nível das inteligências lógica e espacial e baixa habilidade comunicativa e corporal.      
            A inteligência é uma aptidão intrínseca ao homem, considerada o principal atributo que nos distingue dos outros animais, e passível de ser ampliada através da aplicação das técnicas corretas ao longo do tempo, de modo perseverante.  A superdotação se desenvolve através da busca pela maestria em determinado tipo de inteligência, enquanto a genialidade envolve o domínio e a integração dos diversos módulos.         
       Outra capacidade inerente, que pode ser tratada como um módulo de inteligência suscetível ao aprimoramento pessoal é o parapsiquismo, conhecido como sexto sentido ou faculdade paranormal. Envolve a manifestação das bioenergias através da própria vontade e a percepção de fenômenos envolvendo múltiplas dimensões, tais como a projeção consciente (a percepção de estar fora do corpo físico), a clarividência (percepção da realidade extrafísica) e as precognições (comumente chamadas de premonições).       
            As neociências Projeciologia e Conscienciologia se propõem a estudar de maneira técnica e racional a inteligência parapsíquica e os outros módulos de inteligência, através de uma metodologia científica fundamentada no paradigma consciencial, cujo objetivo é estudar a consciência (ego, self, princípio individual) em uma abordagem integral de seus veículos de manifestação em diversas dimensões. Os procedimentos podem ser aplicados por qualquer pessoa disposta a ter suas experiências pessoais, distante de qualquer tipo de dogmas, crenças ou fanatismos místicos e religiosos.      
        A partir da ampliação do entendimento da multidimensionalidade, gerada pelas vivências intransferíveis, o pesquisador passa a priorizar sua existência em função da evolução pessoal, através do processo de reciclagem dos traços do próprio temperamento. A utilização dos módulos de inteligência passa a ser mediada pela inteligência evolutiva, despertando o desenvolvimento das próprias potencialidades e a aquisição de maior lucidez sobre si e os outros, com finalidade assistencial.
          E você, como tem utilizado as potencialidades de seus módulos de inteligência? Admite a inteligência evolutiva?

          Pedro Borges é representante comercial e estudante de Psicologia, graduado em Música com habilitação em violão, pesquisador, docente e voluntário do Instituto Internacional de Projeciologia e Conscienciologia (IIPC), instituição de educação e pesquisa científica, laica, sem fins de lucro, que objetiva estudar a consciência humana e todas as formas de sua manifestação, incluindo as bioenergias e o parapsiquismo. Informe-se e participe das palestras públicas aos sábados, das 14h30 às 16h30: 3233.5736 – www.iipc.org.

Referências bibliográficas: VIEIRA, Waldo; 700 experimentos da Conscienciologia, p. 381.
     
Fonte: Jornal Indústria e Comércio publicado 14/10/12. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário